Artigos | A Química do Sofrimento

NaOH + HCl = NaCl + H2O

 

Soda Cáustica + Ácido Clorídrico = Sal de Cozinha + Água

Começar o texto com uma fórmula química não é a melhor maneira de atrair leitores, mas não precisa ser nerd para entender o que vou escrever. Esta reação química representa a obtenção de sal em laboratório.



Um amigo químico escreveu um texto* com uma "visão espiritual" sobre esta reação. Gostaria de destacar um pequeno trecho:



"Se você passar o Ácido Clorídrico (HCI) concentrado na pele, ela vai queimar, arder, ferir podendo levar à morte. A mesma coisa ocorre com o Hidróxido de Sódio (soda cáustica - NaOH): fere, queima, arde, mata. Mas a união de duas substâncias perigosas resulta em salmoura, isso mesmo, sal e água. A mesma coisa Deus faz conosco. Não importa o que fizemos no passado, Ele nos transforma. Muitos machucaram, feriram, degradaram e até mataram, porém, quando nos unimos a Cristo, somos transformados em sal."



Essa reação química também me faz lembrar a perseguição que a primeira Igreja sofreu após a morte de Estêvão. A Bíblia diz que "Saulo devastava a Igreja. Indo de casa em casa, arrastava homens e mulheres e os lançava na prisão" (Atos 8.3) mas, apesar de todo esse sofrimento, "os que haviam sido dispersos pregavam a palavra por onde quer que fossem" (Atos 8.4).



Assim como na fórmula, o sofrimento dos cristãos perseguidos os transforma, cada vez mais, em Sal da Terra. Isso quer dizer que o resultado da perseguição é uma Igreja que busca fazer a vontade do Pai. Cristãos perseguidos resistem e se tornam Sal, pois sua fé está firmada em Cristo, as orações dos irmãos os fortalecem e seu alvo é a recompensa eterna. Almejando a Coroa da Vida, são fiéis até a morte (Apocalipse 2.10b)!



Com a gente é diferente, as aflições nos derrubam. Por diferentes motivos deixamos de obedecer a Deus e usamos nosso sofrimento como desculpa para não cumprir a tarefa de ser sal e luz. Nossa fé vacila e nosso alvo não está no Reino, não está em fazer a vontade de Deus. Perdemos o foco no Eterno e nos apegamos ao que é eternamente inútil.



Assim como nada pode nos separar do amor de Cristo (Romanos 8.35-39), não podemos permitir que algo nos impeça de amar a Deus, sejam perseguições, aflições ou adversidades. E se amamos a Cristo, devemos obedecer-lhe (I João 2.3-6). Para o cristão, o que é mais importante que cumprir a vontade de Deus?



Há também um segredo para que a química do sofrimento funcione: a ação do Espírito Santo. Quando o Espírito age em nossas vidas, o sofrimento ou tribulação produz perseverança, que produz um caráter aprovado e assim seremos sal e luz, assim faremos a diferença. Lembro-me da Irmã Chang, da China, que pregou em frente a uma delegacia, obedecendo a uma ordem de Deus. Ela foi presa e torturada, mas permaneceu firme e continuou sendo sal. Mesmo com todas as dificuldades e perseguições, continuou pregando na prisão e cerca de 800 pessoas se converteram!



Termino com o texto de Romanos 5.6-5: "Nos gloriamos nas tribulações, porque sabemos que a tribulação produz perseverança; a perseverança, um caráter aprovado; e o caráter aprovado, esperança. E a esperança não nos decepciona, porque Deus derramou seu amor em nossos corações, por meio do Espírito Santo que ele nos concedeu".



*Esse texto foi inspirado no texto "Você é Sal?", escrito por Luiz Pianowski, pesquisador e PhD em Tecnologia Farmacêutica - http://pianowski.blogspot.com.br



** Esse texto foi publicado originalmente no !Fanzine underground, versão impressa, ano 11_n 5_maio de 2013

















Estevão Medeiros (@estevaoxavier)

é coordenador do underground Brasil - Ministério de Jovens do Portas Abertas Brasil (portasabertas.org.br)

| Comunidade Aviva Santo André SP 

Rua Juquiá, 569 Vila Assunção - Fone +55.11.98340.7875 

 

| Comunidade Aviva São Manoel SP

Pastor Valdeci Braz  Fone +55.14.3846 1816 - SP

"... Aviva, ó SENHOR, a tua obra no meio dos anos, no meio dos anos faze-a conhecida; na tua ira lembra-te da misericórdia". Habacuque 3.2

Comunidade Evangélica Apostólica Aviva CTA

1998 - 2019 Ano do Governo de Deus

home-mapa-localizacao.png
instagram.png
marca.png
facebook.png
flickr.png
envelope.png
whatsapp.png